Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança

Dissertação
Resumo: 

A presente Dissertação de Mestrado se propõe refletir criticamente sobre os desafios implicados na ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança (Música Incidental). A referência a um plano musical-sonoro indica aqui que os processos criativos voltados a esse gênero composicional lidam com uma produção musical singular, dentro da qual precisam ser considerados tanto os aspectos formais da narrativa sonora quanto aqueles que enfatizam os aspectos tímbrico-acústicos e matéricos das fontes sonoras (estética do concretismo). Se tratando de uma modalidade compositiva reconhecível pela sua inserção num complexo polissêmico mais vasto – um mosaico de cadeias linguísticas múltiplo –, a práxis musical ligada à produção de Música Incidental reclama uma abordagem analítica e contextual-histórica que a pense como um substrato discursivo que divide a sua participação dentro de um dispositivo multimídia mais abrangente. O campo de práticas artísticas aqui pesquisado limita-se ao caso das criações coreográficas de dança levadas a cena, entendidas como âmbitos de encenação para os quais as trilhas sonoras estão destinadas (performances de movimento executadas ao vivo). O plano de escrita estrutura-se em três capítulos; o primeiro introduz a questão das dobras conceituais implicadas no caso de estudo. O segundo, mais extenso, está dedicado a visar em três Áreas de Estudo os tópicos que permitem problematizar os aspectos contextuais e técnico-procedimentais vinculados à composição de trilhas sonoras, a saber: A- sonorização e acusmática; B- textualidades do sonoro/cênico (Work in Progress) e modelos de análise multimídia (IMM); C- formulação de um Objeto Sonoro-Kinético a partir da obra teórica de P. Schaeffer e R. Laban. O terceiro capítulo, por sua vez, dedica-se à reconstrução genética e auto-etnográfica (uma pós-análise) do processo criativo da obra “Desfas[c/z]es” - edição de uma trilha sonora para o Balé “Engenho” (Felix Ruckert / BTCA, 2009) -, concebida como uma experimentação e hipótese de trabalho que permita reformular critérios sobre as relações rítmico-temporais (modos de articulação) que se estabelecem entre o plano kinético e o plano musical-sonoro.

Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Nome do(a) Aluno(a): 
Harispe, Leonardo
Orientador(a) (es/as): 
Costa Lima, Paulo
Bertissolo, Guilherme