Aprender Inglês, na atualidade também aparece como uma das habilidades requeridas para a inserção no mundo acadêmico e para melhores oportunidades profissionais. Além disso, o inglês como língua global é a língua de comunicação entre povos. O mundo está em contato com esse idioma nos mais diversos contextos diários, seja nas redes sociais, nas músicas, nos filmes e séries internacionais, bem como na enorme quantidade de estrangeirismos que são constantemente incorporados à Língua Portuguesa. Sabendo-se que a Globalização é um fato consumado na contemporaneidade, é (entre outras coisas) o resultado do desaparecimento das fronteiras mundiais, minimizando distâncias, e, por conseguinte, propiciando a interação entre as nações, nesse processo compartilhamos sobre a nossa vida e cultura com a vida e cultura do outro. Há também o outro lado da Globalização, que está presente no processo de colonização, que de alguma forma foi e ainda é de “alienação”. Com o passar do tempo a Língua Inglesa (LI) tornou-se a língua de transações nos negócios entre países e também no uso acadêmico. Esses aspectos conferiram a disseminação da LI, o seu caráter de língua internacional. Portanto o seu aprendizado se tornou uma necessidade, “de forma a garantir um veículo internacional” (DAVID CRYSTAL, 2005). Assim, o objetivo da nossa pesquisa foi o ensino da língua inglesa (LI) como língua estrangeira (LE), dentro de uma perspectiva intercultural, ligada diretamente ao processo de Globalização, observar suas dinâmicas numa sala de aula de Ensino Médio, em um Instituto Federal da Bahia. Os participantes da pesquisa, afirmaram que “acreditavam que na sala de aula de inglês deles o idioma era ensinado e aprendido de maneira intercultural”. A pesquisa é um estudo de caso, onde foram utilizados diários de bordo (notas das observações), questionários e chegamos à conclusão que esse caso especificamente, mostrou-nos que o grupo tem o seu entendimento sobre interculturalidade e globalização, a maioria tinha uma visão sobre a abordagem intercultural apenas em se tratando de se ensinar inglês abordando as mais variadas culturas possíveis (inclusive as nossas), mas é notório que eles não entendiam a abordagem intercultural com todas as considerações que esse termo traz.
Navegando em mar aberto: globalização e ensino de língua inglesa (LE) dentro de uma perspectiva intercultural: um estudo de caso
Dissertação
Resumo:
Unidade:
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC)
Nome do(a) Aluno(a):
Pinho, Marcia Regina
Orientador(a) (es/as):
Alvarez, Maria Luísa Ortiz