O discurso étnico-racial de estudantes do ensino médio nas aulas de língua portuguesa no contexto tecnológico federal

Este estudo analisou o discurso étnico-racial de estudantes do ensino médio nas aulas de língua portuguesa no contexto tecnológico federal, com o objetivo de compreender como se constitui a prática discursiva étnico-racial de estudantes de ensino médio nas aulas de língua portuguesa no contexto tecnológico federal. Os dados da análise foram recolhidos a partir da produção textual dos estudantes do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador. Durante as aulas de língua portuguesa, foram gerados 55 relatos de experiência, 55 redações dissertativa-argumentativa e 27 questionários. O estudo foi desenvolvido com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada Crítica (LAC), a partir da concepção da transdisciplinaridade da linguagem para problematização das questões sociais (CELANI, 1998; PENNYCOOK, 2008; MOITA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013) e para a reflexão das relações étnico-raciais nas aulas de língua portuguesa. Os dados submetidos à análise qualitativa foram interpretados baseados em três categorias de análise: (a) identidade negra, (b) racismo dentro e fora do contexto do IFBA e (c) relações raciais nas aulas de língua portuguesa. Os resultados evidenciaram, de um modo geral, que para os(as) estudantes negros(as) assumir a identidade negra consiste em romper com o discurso de exclusão e dominação caracterizado pela construção dos estereótipos e inferiorização dos traços fenótipos e da cultura negra. Além disso, nas produções discursivas dos estudantes foi possível perceber um discurso de pertencimento e solidariedade com a valorização da cultura e história afro-brasileira, a valorização da estética da identidade negra. Sobre as práticas do racismo no cotidiano fora do contexto escolar, os dados demonstram que o racismo ainda é uma realidade que afeta as relações sociais, afetivas e de auto aceitação dos sujeitos. No contexto tecnológico federal, os(as) estudantes relatam diversas experiências que ratificam a existência no espaço institucional, mas também apontaram a instituição como um lugar da pluralidade racial e que tem concedido abertura para o combate das práticas de racismo. Por fim, a análise evidenciou que as aulas de língua portuguesa foram importantes para a formação crítica dos estudantes, a partir da inserção de literatura de autores afro-brasileiros, debates, rodas de conversas, seminários, e a valorização da cultura negra na sala de aula.

Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC)
Nome do(a) Aluno(a):
Novaes, Remigio Pires de