O processo de elaboração e de implantação do projeto da Universidade Federal do Sul da Bahia: impactos sobre a cultura regional 2013-2018

Tese
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Brasil, foi criada no final de um dos ciclos mais vigorosos de ampliação da presença de instituições universitárias federais no Brasil, compreendido entre os anos de 2003 e 2014, período em que ocorreram importantes movimentos de transformação do modelo universitário até então adotado no país. Para facilitar a compreensão sobre o projeto da UFSB, a pesquisa se inicia com uma análise histórica do processo de inovação na educação superior brasileira, destacando as universidades que ofereceram projetos que rompiam com o modelo dominante nas universidades brasileiras, buscando identificar linhas de continuidade entre esses projetos. A UFSB faz parte de um grupo de quatro universidades que encerraram esse ciclo de expansão, sendo a última a adotar um regime de ciclos, que, embora similar ao da Universidade Federal do ABC (UFABC), consegue introduzir no seu projeto ações pioneiras no contexto universitário brasileiro. O estudo enfatiza a importância da cultura como elemento central de estruturação do projeto pedagógico, materializado com bacharelados interdisciplinares e colégios universitários, que, no conjunto, possibilitam um vigoroso processo de inclusão social e democratização do ensino superior na região sul da Bahia. Destaca-se também o estabelecimento de uma relação orgânica da UFSB com a educação básica, através da criação, ainda no primeiro ciclo, das licenciaturas interdisciplinares, visando a atender à demanda de professores licenciados, com formação interdisciplinar. Além da constatação dos avanços alcançados, a pesquisa se debruça sobre obstáculos que dificultaram a implantação plena do projeto. Um primeiro conjunto de obstáculos decorre dos problemas políticos e econômicos que se abateram sobre o país a partir de 2015. Outros obstáculos foram determinados por problemas internos da própria instituição. Dentre outros, destacamos: deficiências do processo de planejamento, problemas na implantação do ensino metapresencial, reações de segmentos da comunidade a aspectos mais inovadores do projeto, tensões criadas pelo processo eleitoral interno da universidade.
Programa de Pós-Graduação:
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura)
Nome do(a) Aluno(a):
Barreto Filho, Osvaldo
Orientador(a) (es/as):
Rubim, Antonio Albino Canelas
Almeida Filho, Naomar Monteiro de (co-orientador)