Parâmeros para um modelo de negócio de eBooks em bibliotecas universitárias

Tese
O livro digital integra o processo de convergência dos suportes informacionais, envolvendo uma complexidade de fatores relacionados ao conceito, produção, comercialização, seleção, circulação e disponibilização deste artefato na sociedade em rede. A presente pesquisa parte da hipótese que os atuais modelos de negócio não atendem satisfatoriamente aos critérios para a livre aquisição de livros digitais, respeitando os interesses e necessidades dos usuários de bibliotecas universitárias. Diante deste panorama, o objetivo geral pretende elaborar parâmetros para um modelo de gestão de livros digitais nessas bibliotecas, considerando sua livre aquisição. Como objetivos específicos procurou-se caracterizar os modelos de negócios de livros digitais técnico-científicos vigentes no mercado; verificar como ocorre o fluxo do processo de aquisição de livros digitais; identificar os principais indicadores de uso dos livros digitais gerados pelas plataformas; e propor um protótipo de modelo que auxilie a tomada de decisão das bibliotecas universitárias com relação à implementação de um modelo de gestão para o livro digital. A pesquisa é do tipo descritiva com uma abordagem metodológica qualitativa. Para análise dos dados realizou-se uma triangulação de métodos: inicialmente, a observação direta nos sites das universidades públicas brasileira permitiu a delimitação do locus de investigação no Sistema de Biblioteca da Universidade Federal da Bahia; em um segundo momento, aplicou-se métodos qualitativos e quantitativos como: a análise documental, entrevista e pesquisa de campo, além da observação encoberta participante como um método aplicado a pesquisas mediadas por computador. Os resultados mostram que houve um crescimento da inserção do livro digital nas bibliotecas universitárias públicas brasileiras, identificando o modelo de negócio de compra perpétua como o mais sustentável, em termos de garantia do serviço de acesso às coleções, em relação ao modelo de negócio por assinatura. Eles também indicam que as bibliotecas universitárias não possuem seus próprios modelos de negócio ou gestão de eBooks, acarretando a adesão ao modelo de negócio dos editores ou agregadores e implicando na aceitação das parametrizações (licenciamento, precificação) definidas entre os agentes da cadeia de valor: produtor (autor) – editor – agregador. Por fim, indicam que os atuais modelos de negócio de eBook ofertados ainda carecem de uma revisão sistêmica. Recomenda-se a atuação em redes de cooperação e/ou consórcios que possam garantir um melhor posicionamento das bibliotecas universitárias na cadeia de valor do livro e propõe-se, como produto final da tese, um modelo multidimensional com parâmetros para a gestão de livros digitais em bibliotecas universitárias. Esse modelo tenta atender a livre aquisição e circulação de coleções digitais respeitando os interesses e necessidades dos usuários de bibliotecas universitárias.
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (POSICI)
Nome do(a) Aluno(a):
Magalhães, Carolina de Souza Santana