O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

A pregnância das políticas afirmativas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: narrativas implicadas sobre pertencimento etnicorracial e permanência estudantil

Dissertação
Resumo: 
A pesquisa visa compreender como se dá a pregnância das Políticas Afirmativas através das atividades de ensino-formação, pesquisa e extensão da UFRB, isto é, como se dá a orientação da política institucional da UFRB e as interfaces das políticas afirmativas a partir das experiências estudantis. Com a finalidade de sustentar a defesa, afiliei-me ao campo teórico das narrativas de vida-formação, identidade e diferença, pertencimento e permanência no ensino superior entrelaçando-os para responder às intenções deste estudo. A pesquisa se insere no campo da Etnopesquisa, sendo uma Etnopesquisa Implicada e Multirreferencial, de cunho fenomenológico, qualitativo, que tem implicação direta com os estudos no campo da história de vida-formação, e com o campo da complexidade e multirreferencialidade. Nas considerações, a partir da colaboração de oito estudantes-bolsista inseridos nos grupos de pesquisa, extensão e ensino-formação, reúno elementos proeminentes das falas destes, cruzadas às experiências do pesquisador e da teoria para avaliar os avanços das políticas afirmativas na UFRB, bem como os pontos de fragilidades e caminhos à potencialização da pregnância das Políticas Afirmativas. A pesquisa demonstrou os rumos que estão sendo apontados, no que pesa considerar a crise política e econômica para a educação superior, os/as estudantes defendem que a universidade do seu tempo é uma universidade inclusiva, diversa, diversificada e que busca a equidade. Para tanto, defendo que essa política que afirma e defende o lugar das diferenças deve estar presente pregnante nas políticas institucionais de assuntos estudantis, tanto quanto nos currículos, nos projetos, programas de ações de pesquisa e extensão, na gestão administrativa e acadêmica, e no debate amplo sobre permanecer e ter o direito ao reconhecimento afirmativo de suas condições e identidades sociohistóricas, e assim construir o êxito acadêmico, a emancipação e a cidadania.
Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU)
Nome do(a) Aluno(a): 
Rocha, Natanael Conceição
Orientador(a) (es/as): 
Alves, Rita de Cássia Dias Pereira
Nascimento, Cláudio Orlando Costa do (co-orientador)
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.