Reflexões sobre a importância da prática deliberada para otimização da performance musical do clarinetista

Dissertação

O presente trabalho busca refletir como a pesquisa sobre a prática deliberada desenvolvida durante o mestrado profissional na Universidade Federal da Bahia (UFBA) veio a contribuir de forma eficaz na otimização da performance deste autor. Atualmente, as exigências para preenchimento de vagas em orquestras e bandas profissionais vêm demandando cada vez mais excelência técnica dos instrumentistas. Neste contexto, faz-se necessário que estes se utilizem de estratégias de estudo que visem alcançar níveis de alta performance de um modo mais eficiente. Este trabalho contém um Memorial Descritivo onde o autor relata suas experiências vivenciadas durante o período do mestrado profissional, um artigo científico (Apêndice A) e relatórios das práticas profissionais orientadas.

Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
Nome do(a) Aluno(a):
Oliveira, Jônatas Zacarias de