A “saída ou não do armário” como acontecimento discursivo na mídia online brasileira: as identidades de gênero LGBT nos efeitos de sentidos entre saberes e poderes

Tese
Resumo: 

No mundo contemporâneo, a mídia online tem sido um dos dispositivos comunicacionais mais utilizados nas sociedades ocidentais para noticiar matérias jornalísticas sobre questões relacionadas a corpos, gêneros e sexualidades Por sua natureza interdisciplinar, essas questões temáticas se relacionam a outros campos do saber, como os estudos discursivos, os estudos culturais e os estudos queer. Assim, esta pesquisa, de natureza qualitativa documental, objetiva analisar aspectos do funcionamento do discurso da mídia online brasileira acerca da “saída ou não dos sujeitos LGBT do armário”, materializado em textos jornalísticos. Para tanto, traçamos o nosso percurso teórico-metodológico a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso pechetiana atrelado a procedimentos metodológicos oriundos da pesquisa qualitativa documental. O nosso corpus analítico se constitui por sequências discursivas recortadas do interior dos textos jornalísticos selecionados nas fases de seleção e coleta de dados. Os textos jornalísticos foram coletados e selecionados da mídia online brasileira contemporânea que versam sobre a temática a “saída ou não do armário”. Para alcançarmos o objetivo proposto, fizemos, primeiro, a revisão de literatura sobre os pressupostos teórico-analíticos da Análise de Discurso, de linha francesa, a partir das contribuições teóricas de Michel Pêcheux e da teórica brasileira, Eni Orlandi, entre outros. Na sequência, fizemos leituras e tecemos algumas discussões a respeito de questões relacionadas às sexualidades e aos gêneros, sob a égide dos aportes epistemológicos da Teoria Queer. Por fim, examinamos os aspectos do funcionamento do discurso da mídia online brasileira sobre a “saída ou não do armário” como acontecimento discursivo. Para tanto, observamos, inicialmente, se a temática da “saída ou não do armário” no discurso midiático, trata-se de uma formação ideológica. Em seguida, analisamos em qual formação discursiva, heteronormativa ou não-heteronormativa, as sequências discursivas, que constituem o nosso corpus analítico, inscrevem-se para que as sexualidades não normativas sejam “visibilizadas” no discurso midiático a partir do gesto performativo de “saída ou não do armário”. Os resultados nos mostram que há, no funcionamento discursivo midiático, a retomada ou a reprodução de dizeres e de sentidos que, historicamente, estigmatizaram e marginalizaram as pessoas das sexualidades não normativas, como sendo “anormais”, “ilegítimas”, “desviantes”, “subversivas” e “abjetas”. Além disso, constatamos, também, a existência de discursos “inversos”, “subversivos”, discursos de resistência, portanto, a existência de discursos queer no arquivo da mídia online brasileira contemporânea. Observamos, também, que, embora haja uma maior incidência de pessoas “fora do armário”, há uma parcela significativa que ainda “prefere” estar no “armário”. Isto ocorre como forma de se evitar ser vitimado por algum tipo de violência homofóbica ou LGBTfóbica. Nesta discussão, percebemos que há, no funcionamento discursivo da mídia eletrônica, uma incidência significativa de pessoas LGBT que “cedem” à injunção da heterossexualidade compulsória.

Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC)
Nome do(a) Aluno(a): 
Leite, Elso Soares
Orientador(a) (es/as): 
Souza, Iracema Luiza de