A tessitura da palavra: um estudo sobre a oralidade africana na obra literária de Amadou Hampâté Bâ

Tese
Resumo: 

Neste estudo, foi promovida uma análise das abordagens da tradição oral africana na obra literária de Amadou Hampâté Bâ. O autor maliano que coletou, compilou e publicou em francês, língua oficial do Mali, muitas narrativas populares fula e bambara. Dessas narrativas, emergem representações de culturas e história da região da África denominada Sahel, ao passo que apresenta a oralidade como acionadora de cadeias de transmissão de ensinamentos milenares, através de falas proverbiais, contos, poesias, e engendra significados e orientações para a vida nessa epistemologia de muitas sociedades africanas. Então, metodologicamente, foi analisada a produção literária de Amadou Hampâté Bâ, a saber, os seguintes livros: Petit Bodiel 1993), Il n’y a pas de petite querelle, nouveaux contes de la savane (1999), Kaidara (1969), Amkoullel, l'enfant peul (1991), Oui mon commandant! (1996), L'étrange destin de Wangrin (1973) e Vie et enseignament de Tierno Bokar (1980). A partir deles, foi considerado o potencial desses registros literários como um cabedal de saberes que veiculam ensinamentos culturais e históricos africanos, através de uma lógica geracional. Portanto, como um valor civilizatório africano, a tradição oral foi observada em sua importância para a manutenção de práticas culturais em meio, também, às influências coloniais na dinâmica de tradições e rupturas. O que ficou de conclusão, a partir dos resultados da pesquisa, foi a necessidade da chamada para a reflexão sobre as potencialidades de tal obra para os Estudos Africanos nos contextos da África e da diáspora, bem como para a necessidade de reinvenção de usos e sentidos da oralidade na atualidade e a possibilidade de utilização de novas formas de recolher e trazer a público tais narrativas orais para que não se percam no emaranhado da linha do tempo. Desse modo, para esta análise, contou-se com as referências teóricas de Ruth Finnegan (1970), Inocência Mata 2013), Teresa Maria Manjate (2000;2015) e Ana Mafalda Leite (1998), promovendo reflexões sobre oralidade e Literaturas africanas; Achille Mbembe (2001), Elikia M’Bokolo, (2009), Valentin Yves Mudimbe (2013), Joseph Ki-Zerbo (2010), Paul Gilroy (2001), Paulin Hountondji (1996; 2010; 2012), José Castiano (2012), Bas’Ilele Malomalo (2014) e Fábio Leite 1993;1995) quando postulam sobre história, memória, filosofia, educação, além de matrizes culturais africanas; Jan Vansina (2010), Laura Padilha (2007), Boubacar Barry (2000) e Amarino Oliveira de Queiroz (2007), trazendo considerações sobre a tradição oral e práticas grióticas. Lourenço Rosário (1989), Aboua Blaise (2012), Mamadouu Diwara (2003) com os estudos sobre narrativas africanas. Para uma discussão sobre cultura e identidades, há as contribuições dos estudos Homi Bhabha (1998) e Stuart Hall (2000). Quanto às discussões sobre ancestralidade, foram apoiadas nas formulações de Eduardo Oliveira (2007).

Programa de Pós-Graduação: 
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO)
Nome do(a) Aluno(a): 
Santos, Eumara Maciel dos
Orientador(a) (es/as): 
Zamparoni, Valdemir Donizette
Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de