Um olhar sobre o movimento separatista escocês: história, identidade e nacionalidade

O presente trabalho tem como objetivo identificar os elementos que mais influenciaram no movimento separatista escocês ao longo da história, entendendo de que forma cada um deles atua na conjuntura atual. A partir da principal referência metodológica, a Escola Francesa, será usado o conceito de Forças Profundas para categorizar e elencar cada componente e sua influência no movimento. Temas como identidade e nacionalismo serão essenciais nesse estudo, bem como a teoria construtivista, que ajuda a desenvolver esses conceitos, entendendo que o ser humano vive em um mundo socialmente construído e em constante (re)construção. Ao fim, se entende que são vários os fatores que ao longo da história ajudaram a constituir o movimento, sendo a identidade escocesa seu maior motivador, mas não o único.

Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - PPGRI