Laboratório de Práticas Poéticas, Somáticas e Estudos Cinesiológicos - LABSOMÁTICA

O LabSomática (Laboratório de práticas poéticas, somáticas e estudos cinesiológicos) permanece na sala 3, térreo, da Escola de Dança da UFBA desde 2013. Passa a ser nomeado e funcionar como espaço acessível aos pesquisadores, profissionais e toda a comunidade da Escola de dança da UFBA em 2017, ao ter a sua coordenação atribuída à professora Clara F. Trigo.

Após amplo funcionamento entre 2017 e 2019, sendo sede de projetos de pesquisa, ensino e extensão, o LabSomática torna-se referência para estudantes de Dança em busca de práticas somáticas e conhecimentos cinesiológicos, tendo acesso a atividades de experimentação, capacitação e articulação entre o mundo acadêmico e a sociedade.

Os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos em parceria com outras áreas de conhecimento passam a integrar o roteiro formativo dos estudantes de dança, educação física, fisioterapia e design envolvidos nos mesmos.

Em 2019, o Labsomática institui um Grupo Gestor, ao invés de uma coordenação individual, formada por representante discente, docente e técnico-administrativo e reformula seu regulamento interno. Desde então, todas as suas atividades de extensão estão aglutinadas sob um único programa de extensão, que envolve cursos, eventos, produtos e publicações. As ações do LabSomática têm atraído profissionais de danças, massagem, ioga, práticas orientais, fisioterapia, educação física e pesquisadores. O programa prevê projetos nos quais estudantes tenham oportunidade de praticar o que desenvolvem e aprendem, fazendo uma ponte com o mundo do trabalho enquanto beneficiam a sociedade com atendimentos diversos.

Em linhas gerais, o LabSomática atende aos seguintes propósitos:

• produzir e difundir conhecimentos sobre prevenção de lesões;
  • articular arte, saúde e educação através de projetos e parcerias com outras unidades;
  • articular vida acadêmica e ambientes profissionais;
  • ser referência de produção e difusão de conhecimentos sobre diferentes abordagens corporais (pilates, práticas somáticas, abordagens terapêuticas);
  • capacitar profissionais já atuantes no mercado;
  • oferecer serviços de alta qualidade a custo reduzido à comunidade;
  • ampliar o acesso de todos ao conhecimento produzido aqui, bem como aproximar a comunidade dos eventos e pesquisas relacionadas às práticas somáticas e estudos cinesiológicos.

Unidade de Ensino:
Localização:

Escola de Dança - LabSomática - Sala 3 - Térreo Av. Ademar de Barros, s/n, Ondina | Salvador Campus de Ondina

Composição do Corpo Técnico:

É formado por docentes-artistas, que dialogam e circulam pelos campos das artes, educação, ciências da saúde, dentre outras áreas afins.

Dimensão Vinculada: