Faculdade de Comunicação

Unidade (saiba mais):
Ano de Criação:
Histórico:

A Faculdade de Comunicação passou a funcionar como uma Unidade Universitária autônoma em 1987, após deliberação do Conselho Universitário de desmembrá-la da Escola de Biblioteconomia e Comunicação. Esta deliberação ocorreu na reunião do CONSUNI, realizada em 13 de novembro de 1986.

Como a Faculdade de Comunicação mais antiga e mais importante no Estado da Bahia, a FACOM é referência nacional na formação de profissionais e de pesquisadores na área da Comunicação. O Curso de Graduação em Comunicação possui duas habilitações: Jornalismo e Produção em Comunicação e Cultura.

Com índice de 4,8301 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), realizado em 2015, o curso de Jornalismo obteve o maior conceito ENADE contínuo do Brasil. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 08 de março de 2017, comprovam o excelente rendimento dos alunos, que obtiveram o conceito máximo (5). Dos 275 cursos de Jornalismo avaliados, apenas 18 conquistaram o índice de excelência pelo Ministério da Educação. Em 2019, foi divulgado que o curso de Jornalismo manteve o conceito máximo também na edição 2018 do Exame Nacional.

A Habilitação em Produção em Comunicação e Cultura também obteve nota máxima (conceito 5) em avaliação inédita conduzida pelo Ministério da Educação em 2019.  A avaliação foi feita a partir da análise de informações fornecidas pela unidade, de visita in loco dos avaliadores e de reuniões com representantes da UFBA e da FACOM. Além desse reconhecimento, o curso de Produção já conquistou posição de referência no cenário nacional e uma importante inserção dos seus egressos em diversas instituições e empresas do setor.

Da ocupação do antigo prédio da Biblioteca Central (atualmente Instituto de Saúde Coletiva), no Canela, até o atual prédio no Campus de Ondina — no qual passou a funcionar a partir de 1999 —, a luta e o esforço contínuo para conseguir atender às diversas atividades realizadas pelos estudantes, professores e técnicos-administrativos da FACOM, sempre marcaram a nossa história.

Em 1990, teve início a primeira turma do mestrado com a criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom). Em 1995, o PósCom começa a funcionar com o doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas — passos decisivos para a formação pós-graduada, para o estímulo e para a consolidação da pesquisa. O PósCom já alcançou os patamares de maturidade e excelência acadêmicas.

Como Unidade “aberta ao novo”, em 2010, a FACOM inaugurou uma Área de Concentração em Cinema e Audiovisual para os alunos dos bacharelados interdisciplinares. Curso este que dialoga com uma tradição da instituição nessa área e ao mesmo tempo com a carência local de espaços de formação para uma crescente excelência técnica e artística.

Fonte: Site da FACOM -  https://www.facom.ufba.br/portal2017/pagina/1/historia