Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos

Ano de Criação:
Histórico:

Sob a gestão do então Reitor da Universidade Federal da Bahia, professor Naomar de Almeida Filho, no âmbito das reformas substanciais propostas pelo Programa UFBA-Universidade Nova e no contexto do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), nasce, em 2008, o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), sob a perspectiva da implantação dos Bacharelados Interdisciplinares nesta Universidade.  O Programa UFBA-Universidade Nova, em articulação com o REUNI, implanta na UFBA um modelo de ampliação da oferta de cursos de graduação e implementação de uma reforma curricular profunda e abrangente, com a implementação do regime de ciclos na educação superior de progressão linear, integrado à expansão de vagas. (...)

O IHAC  possui como atribuições produzir, transmitir e difundir conhecimentos humanísticos, artísticos e científicos, mediante a oferta de cursos de graduação na modalidade Bacharelado Interdisciplinar (BI), cursos multidisciplinares de pós-graduação, stricto e lato sensu, a realização de pesquisas articuladas com o ensino de graduação e/ou de pós-graduação, o desenvolvimento de atividades de educação continuada, consultoria, prestação de serviços e outras atividades de extensão integradas ao ensino e à pesquisa.  Além disso, o IHAC guarda entre suas responsabilidades o papel de assumir o protagonismo diante de questões socialmente relevantes, zelar pelo contínuo aprimoramento da qualidade de suas atividades acadêmicas, promover qualificação e atualização permanente do seu corpo docente e técnico-administrativo, manter intercâmbio acadêmico com instituições congêneres e entidades profissionais afins e planejar e avaliar suas atividades.

O instituto conta com quatro bacharelados interdisciplinares (Artes, Ciência e Tecnologia, Humanidades e Saúde), além de quatro programas de pós-graduação (Cultura e Sociedade, Relações Internacionais, Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade e Profissional em Artes). (Fonte: http://www.ihac.ufba.br/institucional/quem-somos/historico/)

Cada um dos bacharelados interdisciplinares tem diversas áreas de concentração, dentre essas, encontram-se a seguir nomeados aqueles BI's e áreas de concentração que têm correlação com a investigação e a produção artística.

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM ARTES

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: