Criado em 2002, tomou como ponto de partida um documento de 'visão' assinado por Ernst Widmer em 1976, sobre uma nova relação com a produção autóctone. Em 2010 assumiu a denominação de 'Composição e Cultura', marcando uma abertura para as múltiplas relações entre o binômio, sempre com ênfase na perspectiva do compor. Conta atualmente com cinco docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, parcerias com a University of California, Riverside (pesquisador colaborador Paulo Chagas) e o Grupo de Pesquisa Cognição Musical em Processos Criativos - CMPC-UFRJ (pesquisador colaborador Marcos Nogueira). Produção recente: Teses - Paulo Rios Filho (2015), Pedro Amorim de Oliveira Filho (2014); Guilherme Bertissolo (2013); Livros (Teoria e Prática do Compor I, II, III e IV, Salvador); Prêmios nacionais de Composição: Lima (2013, 2014, 2016), Bertissolo (2008, 2012, 2016), Rios (2009, 2014); MAB - Música de Agora na Bahia 2012 e 2014-2016 (Editais SECULT/BA e Petrobras).