GEM- Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, Gênero, Saúde e Enfermagem

Ano de Formação:

O atual Centro é composto de grupos de pesquisa com destaque na comunidade acadêmica local e regional decorrente da sua atuação social, no desenvolvimento de pesquisas na área de saúde da mulher bem como em serviços de saúde do SUS. Criado em 1988, provocou mudanças no ensino de graduação e da pós-graduação em enfermagem, introduzindo a perspectiva de gênero e raça para a compreensão dos problemas de saúde, da assistência e das políticas de saúde dirigidas à mulher. As pesquisadoras se destacam articulando mudanças no ensino, na pesquisa e na assistência. Desenvolve projetos integrados articulado a outras universidades públicas através da REDOR- Rede Feminista Norte Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero. O centro de pesquisas é composto de pesquisadoras, alunas de graduação, mestrado e doutorado da linha de pesquisa Cuidado a Saúde da Mulher,relações de gênero e étnicorraciais do Programa de Pós Graduação da EEUFBA.

Unidade de Funcionamento:
Área Predominante: