Grupo de Pesquisa Processos de Hegemonia e Contra-hegemonia

Ano de Formação:

Atualmente o grupo tem três linhas e três pesquisadores doutores, mestrandos, alunos de graduação e professores com mestrado. Seu coordenador é Jorge Almeida (Antonio Jorge Fonseca Sanches de Almeida), Professor Associado IV do Dep. de Ciência Política e do PPG em Ciências Sociais da UFBA. Tem doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas (linha de Mídia e Política) pela UFBA (2001) e pós-doutorado sobre Relações Internacionais na SOAS-University of London (2018). Além das pesquisas individuais dos seus membros, temos uma pesquisa em andamento com três orientandos de PIBIC intitulada ¿A emergência chinesa e sua presença na Bahia nos últimos 20 anos¿, com apoio da FAPESB. Desde 2007, o grupo realizou vários Seminários e outros eventos de Pesquisa. Há três disciplinas no PPGCS da UFBA, que abordam os Processos de Hegemonia, Estado, Globalização e Comportamento Político.

Área Predominante:
Ciência Política