Grupo Interdisciplinar de Estudo sobre Substâncias Psicoativas

Ano de Formação:

O Grupo Interdisciplinar de Estudo sobre Substâncias Psicoativas (GIESP) é formado por pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas das Ciências Humanas e da Saúde, com o objetivo comum de promover pesquisas e levantar discussões sobre as variadas questões que envolvem o fenômeno do uso de substâncias psicoativas. O GIESP dá ênfase a abordagens que incluam as perspectivas sócio-antropológicas sobre o consumo, através da qual é possível se aproximar da forma como indivíduos ou grupos referenciam e dão sentido às suas relações com as substâncias. Busca dar conta das muitas dimensões do consumo, respeitando a complexidade e heterogeneidade do fenômeno e abrangendo as perspectivas biomédicas e jurídico-legais, a partir de pontos de articulação entre os distintos referenciais teóricos e metodológicos. Atualmente encontra-se associado ao Centro de Estudos e Terapia ao Abuso de Drogas - CETAD/UFBa através dos pesquisadores Antonio Nery Alves Filho, Esdras Cabus Moreira, e Edward MacRae. Também encontra-se articulado à linha de pesquisa Cultura, Comportamento e Saúde, e com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/FFCH) da Universidade Federal da Bahia através do líder e pesquisador Edward MacRae. O GIESP conta ainda com o apoio dos Departamentos de Educação e História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), representado pelos pesquisadores Marcos Luciano Messeder e Osvaldo Fernandez, e mantém um diálogo permanente com o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e a Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos - ABESUP. O grupo se mantém aberto à interface com outros grupos, núcleos e instituições de ensino e pesquisa que trabalhem com os mesmos temas de interesse.

Área Predominante:
Antropologia