Laboratório Ciência como Cultura - LACIC

Ano de Formação:

O Laboratório Ciência como Cultura dedica-se ao exame da ciência, com foco nas ciências físicas, como forma de cultura. A nossa abordagem privilegia o exame das praticas teóricas, experimentais e técnicas através das quais ocorre a produção da ciência e sua difusão. Nessa abordagem a ciência é considerada não apenas como um conjunto estável de resultados teóricos e experimentais, mas antes como uma produção cultural em desenvolvimento que eventualmente estabiliza tais resultados.A constituição desse grupo, em 2008, é desdobramento natural de atividade de pesquisa desenvolvida nos marcos do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) desde o ano 2000. Anteriormente, o registro das atividades desse grupo estava em um grupo denominado Ensino, Filosofia e História das Ciências, criado em 1996. Os resultados mais expressivos obtidos pelo grupo estão associados aos projetos relacionados ao estudo da história da teoria quântica, da controvérsia sobre suas interpretações e fundamentos, e sua interface com a história da ciência brasileira, bem como a estudos sobre abordagens contextuais no ensino de ciências. Os resultados desses projetos podem ser avaliados pelo número de artigos publicados em periódicos internacionais, e pelo continuado apoio que tais projetos vêm recebendo de agências brasileiras e estrangeiras. O grupo formou, nesses últimos 12 anos, 19 mestres, 9 doutores e atualmente contribui para a formação de 8 doutorandos e 3 mestrandos. O LACIC é integrado por docentes de universidades brasileiras e conta com a colaboração regular das seguintes instituições no exterior: MIT, MPIWEG, AIP, Université de Paris 7, Université de Lyon I, e University of Copenhagen. Os projetos atuais do grupo contemplam, além da história dos fundamentos da teoria quântica, história da ciência no Brasil e na Bahia no século XX e a abordagem contextual (orientada pela história e pela filosofia) ao ensino de física.

Unidade de Funcionamento:
Área Predominante: