Núcleo de Antropologia Visual da Bahia - NAVBA

Ano de Formação:

A articulação entre linguagens audiovisuais e antropológicas em cinema, fotografia, artes plásticas e etnosonoridades, mediante uma contínua interface entre ciência e arte, representa o enfoque a que se propõe o NAVBA (Núcleo de Antropologia Visual da Bahia). Integrado por pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, constitui um grupo de pesquisa vinculado ao Deptº de Antropologia da UFBA.Nossa linha de ação consiste em discutir as fronteiras entre arte e ciência, liberando-as de formatações rígidas e excludentes. Temperando o diálogo entre teoria e prática, temos nos voltado a pesquisas e produções que considerem em suas reflexões os percursos metodológicos específicos das linguagens audiovisuais em composições etnográficas. Nossa proposta consiste em fomentar a produção de materiais audiovisuais, sonoros e imagéticos de caráter etnográfico, de modo articulado a uma discussão teórica em relação ao uso da imagem e som dentro e fora do âmbito da Antropologia. Também consistem em objetivos do Núcleo possibilitar a formação teórico-prática de estudantes na Antropologia Visual e ampliar redes de troca de conhecimento nesse campo.O núcleo se constitui em uma rede aberta de pesquisadores e estudantes interessados em partilhar ideias, projetos e experiências.

Área Predominante:
Antropologia