Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS)

Ano de Formação:

O O NuCuS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades - é resultado de uma ampliação do Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS), criado em 2007 na Universidade Federal da Bahia. A ampliação ocorreu em 2018, a partir da criação de quatro linhas de pesquisa. O objetivo é produzir pesquisas e atividades de extensão a partir e com os estudos queer, decoloniais e da subalternidade. Integram o grupo mestrandos/as e doutorandos/as, a maioria do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura), e estudantes de graduação da UFBA. O grupo tem trabalhado em várias frentes: publicação de livros, edição de uma revista acadêmica (a Periódicus), produção de várias teses de doutorado e dissertações de mestrado. Seus integrantes já publicaram dezenas dezenas de artigos em revistas acadêmicas e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Além disso, o grupo realizou grandes eventos sobre diversidade sexual e de gênero na UFBA.

Área Predominante:
Sociologia