Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração

Ano de Formação:

O NTPR o único laboratório brasileiro e possivelmente sulamericano dedicado a estudos científicos da Conservação e Restauração de Monumentos Históricos. Além disso, vem trabalhando sobre temas de durabilidade e conservação de quaisquer materiais utilizados na Arquitetura. Nesta qualidade temos prestado consultoria e feito análises de materiais antigos para grande parte dos estados brasileiros, especialmente os que têm patrimônio cultural de importância, assim como alguns países sulamericanos. Este laboratório apoia toda a pesquisa científica do PPG (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFBA) e nele já foram desenvolvidas cerca de quinze dissertações sobre Tecnologia da Conservação e outros argumentos relativos a materiais e estruturas dos antigos e modernos edifícios. Os inúmeros trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais estão relacionados nos currículos dos pesquisadores, bem assim os livros e trabalhos publicados. Sendo o NTPR um laboratório que funciona dentro de um intercâmbio de colaboração técnica entre o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a UFBA presta serviços a nível nacional. Por necessidades operacionais e dentro da interdisciplinaridade que caracteriza os trabalhos da Conservação e da Restauração mantemos vínculos constantes em projetos e pesquisas com outros laboratórios da Escola Politécnica, bem assim com os institutos de Geociências, de Química, de Física e o de Biologia. As nossas relações internacionais são bastante amplas e através delas já executamos alguns projetos conjuntos. Como exemplo devemos citar o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Portugal, o Rathgen Institut de Berlim, Centro Gino Bozza do Politécnico de Milão (Itália), o Laboratório da Superintendência das Antigüidades de Veneza e o Laboratório de Geologia Aplicada da Faculdade de Arquitetura da mesma cidade. Além disso, trabalhamos também com outros laboratórios apoiados pelo CNR italiano.

Unidade de Funcionamento:
Área Predominante: