PROELE: Formação de professores de espanhol em contexto latino-americano

Ano de Formação:

O PROELE é um Grupo de Pesquisa constituído por pesquisadores, estudantes de Graduação e Pós-graduação de espanhol da UFBA, tendo como principal objetivo a produção de massa crítica sobre a formação de professores e pesquisadores numa perspectiva crítica. Além da UFBA, fazem parte do PROELE a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Federal da Bahia. A proposta do PROELE é responder à pergunta: Que elementos são imprescindíveis à formação de professores de espanhol que vivem em contexto latino-americano, especialmente no Brasil? Assim, o PROELE se propõe a desenvolver pesquisas que atendam a seis aspectos: políticas linguísticas e questões de ensino-aprendizagem; formação de professores interculturais; culturas de povos afrodescendentes; culturas de povos indígenas; tradução cultural e produção estética. A América Latina está sendo entendida como contexto de produção das pesquisas, que deverão abarcar a pluralidade do espanhol.

Unidade de Funcionamento:
Área Predominante: