Programa para a história da língua portuguesa - PROHPOR

Ano de Formação:

O PROHPOR foi criado em 1990 e cadastrado no CNPq em 1991, sob a coordenação de Rosa Virgínia Mattos e Silva, sua fundadora, professora titular e emérita da UFBA e pesquisadora 1-A do CNPq, falecida em 2012. No quadro de renovação dos estudos histórico-diacrônicos do português que se produziu no Brasil no final do século XX, foi o PROHPOR, em 1997, uma das fontes de inspiração para a criação, sob a coordenação de Ataliba Teixeira de Castilho, do Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro - PHPB, que hoje congrega equipes de pesquisadores de mais de uma dezena de Universidades brasileiras. A produção do grupo, para além de estar consolidada em livros de autoria individual, em capítulos de livros e em artigos publicados em revistas especializadas, vem sendo, desde 1996, sistematicamente divulgada em coletâneas organizadas por seus pesquisadores, estando todas disponíveis no website do grupo, a saber www.prohpor.org.

Unidade de Funcionamento:
Área Predominante: