Esther Caldas Guimarães Bertoletti
(Nasceu em Coaraci, na Bahia, no dia 30/06/1941)
Formou-se em Jornalismo (PUC/RJ-1964) e em Direito (UFRJ/RJ-1965). Doutorado em Direito na UFRJ-RJ (1967). Fez um curso de especialização em Direito Internacional e Direito Canônico na Itália /Roma, na Universidade Internacional de Estudos Sociais PRO DEO e Pontifícia Universidade Gregoriana. Especialização em Administração de Projetos Sociais na Fundação Getúlio Vargas-Escola Interamericana de Administração/RJ 1979. Doutora Honoris Causa pela UFBA/Instituto de Ciência da Informação/Salvador/BA - 2012.
Funcionária e técnica consultora em documentação da Fundação Casa de Rui Barbosa e depois na Fundação Biblioteca Nacional (1979-2011), onde coordenou os PLANOS NACIONAIS DE MICROFILMAGEM DE PERIÓDICOS BRASILEIROS E DE RECUPERAÇÃO DE OBRAS RARAS. Coordenou a partir de 1990 o PROJETO RESGATE BARÃO DO RIO BRANCO, de recuperação da documentação manuscrita sobre o Brasil no exterior, no Gabinete do Ministério da Cultura.
Sócia titular do IHGB e do IHGRJ, onde é vice-presidente. Correspondente de diversos Institutos Históricos estaduais e municipais, e de Academias de História, do exterior. Membro do Real Gabinete Português de Leitura /RJ e do Colégio Brasileiro de Genealogia/RJ. Possui diversas Medalhas de Honra ao Mérito do Brasil e do Exterior. Membro do Conselho de Cultura da Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde é vice-presidente e membro do Conselho Consultivo da Fundação Cultural Exército Brasileiro. Publicou dezenas de artigos em revistas no Brasil e no exterior, e apresentações de livros. Participou em livros de coletâneas de artigos de história. Participou de mais de 120 congressos, seminários e colóquios no Brasil e exterior com apresentação de palestras.
Fonte: site do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - https://ihgb.org.br/perfil/userprofile/ECGBertoletti.html