Guido Antônio Sampaio de Araújo

Título Honorífico: 
Professor Emérito
Unidade Proponente: 
Ano: 
2003
Data da Aprovação: 
15/08/2003
Reitorado: 
Naomar de Almeida Filho
Biografia: 

"Guido Araújo atuou como docente das disciplinas de Cinema na Facom entre os anos 1971 a 1999. Ingressou na Universidade em 1968, criando na UFBA o Grupo Experimental de Cinema. Para além das atividades docentes e de extensão, foi reconhecido realizador de filmes documentários, fazendo parte no cenário brasileiro como um dos idealizadores do cinema documental etnográfico, sendo também um dos precursores do cinema moderno brasileiro.

 

Entre 1972 e 2008, ele dirigiu a Jornada Internacional de Cinema da Bahia nas suas 39 edições. A Jornada tornou-se um dos mais importantes encontros de cinema do Brasil e responsável pela formação de diversas gerações de realizadores do audiovisual baiano. Como documentarista, dirigiu filmes focados no interior da Bahia como Maragogipinho, Feira da Banana, A Morte das Velas do Recôncavo, Lambada em Porto Seguro, Raso da Catarina e Festa de São João no Interior da Bahia.

 

Recentemente, a série O Senhor das Jornadas, dirigida por Jorge Alfredo Guimarães e transmitida pela TVE, lembrou a trajetória de Guido desde que integrou o Coletivo Moacyr Fenelon, ao lado de Nelson Pereira dos Santos, Jece Valdão, Zé Keti e Hélio Silva, que realizou os filmes Rio 40 Graus e Rio Zona Norte. A série também acompanha a vida do cineasta quando ele viveu e estudou na Tchecoslováquia. Em Praga, ele também ajudou a difundir o cinema baiano através do festival Karlovy Vary".  Guido Araújo faleceu em 27/09/2017, aos 84 anos. 

 

 

Fonte: https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/bahia-se-despede-do-professor-em%C3%A9rito-da-ufba-guido-araujo

Foto: Caderno de Cinema