Henryane de Chaponay

Título Honorífico: 
Doutor Honoris Causa
Ano: 
2010
Data da Aprovação: 
14/07/2010
Reitorado: 
Naomar de Almeida Filho
Biografia: 
 
Henryane de Chaponay
(Nasceu em Cannes, no dia 08 de maio de 1924 - faleceu em Paris, no dia 09 de outubro de 2019)
 
Henryane de Chaponay foi uma aristocrata francesa, às vezes chamada de Condessa Vermelha. Filha de Antoine de Chaponay, Marquês de Chaponay-Morancé, e da Princesa Genevieve de Orleans, assim descendente direto do rei Luís-Philippe. Neta da Princesa Henriqueta da Bélgica, irmã do rei Alberto I e duquesa de Vendôme.
 
Seus pais se estabeleceram em Tânger e, em seguida, Rabat, fugindo da ocupação. Henryane estudou nos Estados Unidos e, em seguida, juntou-se a seus pais (...) Ela se engajou na luta pela independência do Marrocos. Depois disso, em 1956, o ministro das Relações Exteriores do Marrocos, Ahmed Balafrej, pediu-lhe para participar da implantação do serviço cultural do país. Ela conheceu Mehdi Ben Barka e participou do jornal Istiqlal, com trabalho em uma coluna sobre mulheres marroquinas. Em 1957, juntamente com o Padre Pierre, fundou o Instituto de Pesquisa e Aplicações de Métodos de Desenvolvimento (IRAM) no Marrocos, a serviço da animação rural para o desenvolvimento. Ela deixou o Marrocos em 1964.
 
Em 1970, o Conselho Ecumênico das Igrejas confiou-lhe uma missão à América do Sul para selecionar projetos. Ela trabalhou com R.P. Lebret e Chico Whitaker. Em 1975, juntamente com Paulo Freire e outros, fundou o Centro de Estudos do Desenvolvimento da América Latina (CEDAL).  A partir dos anos 2000, participou do Fórum Social Mundial (FSM), sendo o último de Salvador na Bahia (aos 93 anos). 
 
Henryane de Chaponay fundou em 2001, e, até sua morte presidiu a Fundação Beija Flor, abrigada pela Fondation de France. A fundação apoia projetos inovadores de desenvolvimento sustentável e promove intercâmbios entre atores sociais no Magreb e países da América Latina.
 
 
Premiações

 

Bibliografia e Filmografia

  • Nadine Outin e Bruno Vienne filmaram Graines d'avenir, Henryane de Chaponay, em 2017.
  • Henryane de Chaponay e Lygia Segala, Toile filante : rencontres, mémoires, parcours, prefácio de Stéphane Hessel, H. de Chaponay, 2012, 378 p.