III Simpósio de Saúde Mental Infantil

Esta proposta é um desdobramento do ?Brincando em Família: um espaço de promoção da saúde?. Trata-se de um projeto permanente de ensino-pesquisa- extensão que, na sua vertente de extensão, está registrado no sistema Siatex desde 2011 (Registro 3125). Através do brincar livre e a escuta atenta, a equipe, formada por uma psicóloga e várias estudantes de Psicologia, realiza diversas intervenções visando: promoção da saúde e o desenvolvimento de crianças que não apresentam queixas, detecção precoce de dificuldades que demandam tratamento, assistência em saúde mental, que em alguns casos requer tratamentos complementares. Funcionamos nas instalações da biblioteca infantil Monteiro Lobato na Praça Almeida Couto no bairro de Nazaré, como parte de um convênio assinado entre a UFBA e a Fundação Pedro Calmon, em dois turnos por semana. O projeto faz parte da incipiente rede de assistência à saúde mental infantil em Salvador. Ao longo destes anos temos realizado eventos dirigidos a profissionais da área e estudantes interessados. Esta dimensão das atividades do projeto Brincando em Família vem ganhando densidade desde 2016 quando realizamos o primeiro Simpósio Baiano de Saúde Mental, com apoio do edital Paexdoc 2016. Em 2018, com apoio do Paexdoc 2018 foi possível realizar o Segundo Simpósio. A proposta é realizar o terceiro Simpósio, e como nas 2 edições anteriores, atrelar o evento ao aniversário do projeto Brincando em Família. Desta vez será o nono aniversário. Pretendemos aproveitar os assertos das experiencias anteriores. Iremos construir um evento dirigido prioritariamente a trabalhadores de serviços públicos que trabalham com crianças e adolescentes - especialmente dos seguintes setores: saúde, educação, assistência social e justiça - assim como ongs e movimentos sociais inseridos neste recorte. Serão reservadas vagas para estudantes da Ufba. Pretendemos fazer um evento gratuito para 150 participantes.

Coordenação:
Vania Nora Bustamante Dejo