Jogos Africanos no Ensino de Matemática

O reconhecimento e a valorização da história e cultura dos afro-brasileiros nos ambientes escolares são algumas das reivindicações propostas pelo Movimento Negro ao longo do século XX, e o resultado é a Lei. 10.639/03 que torna obrigatório, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental e médio, o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.Embora exista uma carência na abordagem das questões étnico raciais na disciplina de Matemática, essa disciplina oferece um campo fértil para a promoção da diversidade étnico-racial nos ambientes escolares, e inserir, nas atividades curriculares, o legado africano, particularmente os jogos matemáticos, na escola é um excelente recurso didático de trabalho em sala de aula. Através da utilização de jogos africanos no ensino de Matemática é possível abordar a origem da Matemática na África, dar uma contextualização histórica e geográfica e explorar diversos conteúdos do currículo, permitindo aos alunos e aos professores conhecerem e reconhecerem como os povos africanos faziam uso de atividades de raciocínio lógico-matemático em atividades de jogos, além auxiliar no entendimento de conteúdos matemáticos neles presentes. Neste contexto o principal objetivo deste projeto é desenvolver e aplicar jogos africanos em escolas públicas do município de Salvador, na disciplina de Matemática, através da interação entre professores de Matemática e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFBA. Nesta proposta pretendemos ampliar nosso acervo de jogos africanos e desenvolver práticas pedagógicas através da utilização destes, para isso vamos estudar os jogos Dara, Lau Kati Kana (borboleta), Oware (chamado de Aiú pelos africanos escravizados no Brasil), Tsoro Yematatu e Yoté, originários de Nigéria, Moçambique, Etiópia, Zimbabwe e Senegal, respectivamente. Seguiremos na mesma linha de trabalho desenvolvendo novos roteiros, apresentando oficinas em escolas públicas de Salvador, realizando workshops para professores dos ensinos fundamental e médio e disponibilizando os materiais desenvolvidos em página eletrônica.

Coordenação:
Simone Maria de Moraes