O reconhecimento e a valorização da história e cultura dos afro-brasileiros nos ambientes escolares são algumas das reivindicações propostas pelo Movimento Negro ao longo do século XX, e o resultado é a Lei. 10.639/03 que tornar obrigatório, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental e médio, o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. A lei sancionada em 2003 integra ao currículo base da educação nacional as matrizes de origem africana, com a finalidade de reconhecer e valorizar a história e cultura de um povo que participou ativamente da constituição da cultura e da sociedade brasileira. Se a escola promove a divulgação, a discussão e o acesso aos conhecimentos científicos e aos registros culturais do continente africano, de suas riquezas naturais, linguísticas e artísticas contribuirá, sim, para uma aprendizagem significativa desse universo. A Lei 10.639/03 estabeleça a inclusão oficial na rede de Ensino a temática de História e Cultura Afro brasileira em disciplinas específicas, particularmente na área de humanas, porém não isenta outras áreas do conhecimento a tratar da temática da cultura e história dos afrodescendentes, e a Matemática oferece um campo fértil para a promoção da diversidade étnico-racial nos ambientes escolares. Neste contexto, a proposta deste projeto é de, através da construção e aplicação de jogos africanos, desenvolver ações voltadas aos alunos dos ensinos fundamental e médio, na disciplina Matemática, proporcionando a construção do conhecimento assim como sua aplicação e associação com áreas interdisciplinares. Pretende-se também propiciar aos professores de Matemática, das escolas públicas de Salvador, uma opção para a abordagem do tema transversal: cultura africana nas aulas de Matemática, apresentando as contribuições culturais, econômicas, históricas, e sociais que os povos africanos e afrodescendentes proporcionaram ao Brasil.
Nome:
Simone Maria de Moraes
Cargo:
Docente