Esta pesquisa é uma ampliação do projeto, contemplado pelo Permanecer-2018, intitulado "Praça Comunitária de Saramandaia: acompanhamento e empoderamento para implantação do espaço público", e tem o objetivo de analisar o processo de execução e apropriação da praça de Saramandaia, para o entendimento de como um espaço livre comunitário pode interferir no processo de empoderamento dos moradores do entorno. Para tanto, a metodologia de trabalho está dividida em duas linhas de atuação, paralelas mas articuladas. A primeira, relaciona-se com estudo de métodos de projeto e execução participativos para aplicação no processo de implantação dos equipamentos comunitários da praça de Saramandaia; a outra linha de pesquisa pretende analisar o processo de apropriação da praça pelos moradores, buscando compreender os principais impactos recorrentes deste espaço livre. Como principais resultados esperados têm-se: apropriação, por parte dos moradores, desse local comunitário, que deverá ser gerido e mantido por eles; aprendizagem, por parte de todos os participantes (professores, estudantes e moradores), de métodos participativos e técnicas construtivas e de gestão; conscientização sobre a problemática urbana de Salvador e o papel cidadão de todos participantes;além da produção de material gráfico e científico: cartilhas educativas, artigos, relatórios, para disseminação dos conhecimentos adquiridos. Considera-se que esta pesquisa é bastante relevante para o processo de formação dos estudantes pois permite: o contato com problemática relativa à vida cotidiana e aos bairros mais desfavorecidos da cidade; o aprofundamento da aprendizagem sobre o processo de projeto, inclusive com atividades complementares e indispensáveis ao fazer projetual do arquiteto e urbanista; a aprendizagem de técnicas e metodologias participativas para a elaboração de projetos na escala urbana; o contato com a experiência acumulada, no Grupo de Pesquisa Lugar Comum, através das diversas ações extensionistas e de pesquisa desenvolvidas, além da ampliação das referências de formação e estímulo à permanência na vida universitária.
Nome:
Aline Maria Costa Barroso
Cargo:
Docente