Memória(s) da FOUFBA: narrativas formativas e do cuidado em saúde bucal

O projeto intitulado Memória(s) da FOUFBA: narrativas formativas e do cuidado em saúde bucal objetiva constituir memória(s) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (FOUFBA), cuja trajetória histórica vincula-se ao centenário curso anexo à Escola de Medicina da Bahia, então emergentes do Brasil Império. Na década de 1950, o referido curso transfere-se para o atual prédio, onde as práticas educacionais e docente-assistenciais são desenvolvidas, sendo uma importante referência formativa e assistencial local e mesmo nacional. Em face de tais trajetória e processos, este projeto visa estimular e fomentar uma cultura de valorização das memórias institucionais, através de diferentes eixos temáticos e escopos, os quais se desdobram em diferentes planos de trabalhos articulados entre si e em face da construção de um núcleo de memória institucional. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa eminentemente documental através de um acervo em construção e em sistematização da FOUFBA. A partir dos processos analíticos é esperada a descrição das narrativas institucionais que compõem memórias do formar e do cuidar em saúde oral, tendo os anos de 1950 a 2010 como referência, em diferentes recortes temporais, em função das especificidades dos planos de trabalho constitutivos deste projeto.

Área Temática:
Orientador(a) do Projeto: