A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia - FAUFBA possui um total de 1.546 caixas arquivos (uma média de 1.439,90 metros lineares), sendo este acervo que conta a história de 144 anos de criação do curso em 1877 conjunto com a fundação da Academia de Belas Artes. Resgate histórico esse que atenua reorganização do curso; aceitação de atuação do arquiteto; federalização do curso; participação em congressos internacionais do seu corpo docente e finalmente a transferência e instalação do curso em seu prédio atual desde 1963, ou seja, a sociedade baiana requer o acesso a essas informações e o que a FAUFBA e os arquitetos que aqui se formaram contribuem para a atual conjuntura. No contexto existente, vários fatores - físicos, químicos e biológicos - contribuem para a aceleração natural e degradação dos documentos; além do manuseio sem a devida orientação. Assim, é essencial a imediata atenção às necessidades documentais para que esses aspectos não venham a dizimar a memória da FAUFBA. O projeto visa gerir a documentação da Faculdade de Arquitetura tendo mais de 200 anos de memória, propiciando aos bolsistas uma excelente oportunidade de participar da construção conjunta de gestão documental na FAUFBA e aprimorar a teoria e prática arquivística através da aplicação da Tabela de temporalidade de documentos atividades-meio, Resolução 14 do CONARQ, bem como a aplicação do Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) - Portaria AN/MJ nº 92, de 23 de setembro de 2011.
Nome:
Erica Carolina Serrano Borges
Cargo:
Técnico(a) Administrativo(a)