ATELIÊ DE PROJ. III: PROJ. DE INT. ED. CONJ. E SITIOS HISTÓRICOS

RODRIGO ESPINHA BAETA
ROSANA MUNOZ
Ementa:

Nome completo da Disciplina: ATELIER DE PROJETO III: PROJETO DE INTERVENÇÃO EM EDIFÍCIOS, CONJUNTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS. Disciplina de formação prática profissional para dar apoio ao aluno no desenvolvimento do projeto de intervenção que afeta o edifício, conjunto urbano ou sítio histórico de interesse cultural trazido par ser trabalhado individualmente durante o curso. Orientação do discente na elaboração do projeto de conservação, consolidação, restauração, requalificação, revitalização, reciclagem, renovação, ou qualquer outra categoria de intervenção sobre a preexistência edificada ou urbana - referente ao seu objeto de estudo. Fundamentação teórica para embasar o projeto de intervenção que o estudante irá conceber e desenvolver - segundo os conteúdos listados a seguir: as diversas possibilidades de ação sobre o patrimônio arquitetônico para além da conservação e do restauro, as complexas relações entre arquitetura contemporânea e as preexistências urbanas consolidads de valor cultural, análise crítica e discussão de projetos arquitetônicos realizados nas últimas décadas em edifícios e conjuntos de valor cultural reconhecido: reciclagem, ampliação, intervenção em ruínas, restyling, construção de novas edificações em sítios históricos etc.