- Instigar a formação de docentes de Filosofia para a educação básica, visando contribuir para a valorização do exercício do magistério com a promoção da qualidade da formação de professores nos cursos de Filosofia e ciências humanas;
- Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura em Filosofia, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- Favorecer a inserção dos licenciandos em filosofia no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- motivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
- contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas no curso de filosofia;
- Conceber a atividade docente da filosofia como uma “Oficina de Conceitos”, isto é, como uma prática de manipulação e uso de conceitos clássicos já existentes, mas também como um instigar para a construção de novos conceitos, conforme se chegue a novas formulações de problemas (antigos ou novos) acerca da racionalidade humana;
- Auxiliar no entendimento de obras de pensamento e obras de arte, pois a filosofia pode investigar a racionalidade das ações humanas e seus valores éticos e políticos, dentro de situações concretas vividas; e pode ser muito útil nos debates epistemológicos em torno das ciências e, sobretudo, na consciência dos limites lógicos e éticos de suas aplicações;
- Estabelecer a inserção de alunos do Curso de Filosofia como Monitores em Escolas Públicas do ensino médio da cidade de Salvador, de modo que eles possam desenvolver as seguintes atividades: (a) Dar apoio às aulas e atividades desenvolvidas pelos professores das Escolas; (b) Elaborar e executar projetos que desenvolvam conteúdos curriculares; (c) Investigar novos métodos, estratégias discursivas e materiais para transmissão dos conteúdos.
- Ensino Médio - 2ª Série
- Ensino Médio - 3ª Série
- Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 1ª Série
- Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 2ª Série
- Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 4ª Série
- Curso Técnico Integrado (Ensino Médio Integrado) 3ª Série
- EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais
- EJA - Ensino Médio
- Curso Técnico Integrado na Modalidade EJA (EJA integrada à Educação Profissional de Nível Médio)
- Ensino Fundamental de 8 anos - 8ª Série
- Ensino Fundamental de 8 anos - 7ª Série
- Ensino Fundamental de 8 anos - 6ª Série
- Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano
- Ensino Médio - 1ª Série