O subprojeto em Língua Portuguesa priorizará o aprimoramento da formação de licenciandos enquanto pesquisadores de sua prática, com o intuito de melhor prepará-los para a tarefa de formar leitores e autores críticos e autônomos, capazes de interagir com e de produzir textos escritos, orais e multissemióticos que dialoguem com discursos que circulam pela sociedade brasileira contemporânea acerca de questões étnico-raciais, sociais, de gênero e sexual idades. Leitores e autores, enfim, aptos a se relacionarem ativamente com as práticas de linguagem e produções de acordo com os contextos de uso da língua, conforme sugere a Base Nacional Curricular Comum, ao indicar que cabe a Língua Portuguesa “proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens” (BNCC, 2017, p. 65-66).
Nessa perspectiva, este subprojeto, focará as práticas relacionadas à formação em leitura e escrita, críticas e autônomas, objetivando, da parte dos graduandos, o desenvolvimento de saberes ligados à práxis e ao cotidiano escolar, levando-os a compreender o contexto de atuação profissional e a iniciar um processo de construção da sua identidade docente. Pretende-se, ainda, que os bolsistas desenvolvam um fazer docente pautado na ética, no respeito a diversidade e na consciência política requeridas por qualquer prática pedagógica. Com isso, espera-se construir um campo em que seja possível a reflexão teórica dos conhecimentos acadêmicos, orientada pelos conhecimentos práticos vinculados ao contexto de ensino da leitura e da escrita. Tal proposta desenha, nesse sentido, um movimento cíclico que funde teoria e prática.
No que tange à parceria com a escola, o subprojeto visa ao desenvolvimento de ações que auxiliem professores e demais funcionários na efetivação de suas práticas habituais de formação de leitores e escritores, bem como a edificação de novas metodologias visando à excelência na formação dos alunos (graduandos e demais estudantes da Educação Básica da escola). Para tanto, serão realizadas, entre outras ações, “Oficinas de leitura e produção de textos escritos, orais e multissemióticos”, nas quais os focos centrais serão o fomento: das reflexões acerca dos usos das práticas de linguagem e produções de acordo com os contextos sociais, bem como das discussões sobre questões étnico-raciais, sociais, de gênero e sexual idades que podem ser flagradas em discursos que circulam pela sociedade brasileira contemporânea.
Ainda no que concerne ao diálogo com a escola, entende-se, sob a ótica de Paulo Freire, que a formação dos professores se faz coletivamente através da ação/reflexão sobre a prática, o que implica, ao mesmo tempo, uma teorização informada pela práxis e o desenvolvimento de uma prática consistentemente alicerçada em reflexões sobre as teorias que envolvem o fazer docente (no caso da formação em Letras, englobam-se as teorias linguísticas, textuais, literárias, didáticas e os saberes práticos - sociais e culturais).
Ressalta-se que as escolas parceiras não serão meros receptáculos dos fazeres organizados pela academia, mas co-partícipes neste subprojeto, que dispõe-se à constituição de comunidades de aprendizagem, na perspectiva de bel l hoocks, e de afetos (de indivíduos que se afetam mutualmente e, desse modo, se constituem e reconstituem enquanto cidadãos dialógicos, éticos e políticos). Comunidades compostas pela orientadora, pelos professores de Português (preceptores), pelos graduandos bolsistas (residentes), pelos alunos dos colégios, pelos gestores e funcionários das escolas e pelos grupos sociais nos quais estão inseridas as unidades escolares, todos co-responsáveis pela autoformação e formação uns dos outros.
• Ensino Médio - 1ª Série • Ensino Médio - 2ª Série • Ensino Médio - 3ª Série • EJA - Ensino Fundamental - Anos Finais • Ensino Fundamental de 8 anos - 6ª Série • Ensino Fundamental de 8 anos - 8ª Série • Ensino Fundamental de 8 anos - 7ª Série • Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano • Ensino Médio - 1ª Série • EJA - Ensino Fundamental - Anos Iniciais • EJA - Ensino Médio