A presente ACCS pretende desenvolver habilidades e competências em prol do empoderamento sócio digital mediante a realização de atividades de ensino e extensão universitária voltadas à grupos populares de baixa renda visando a transformação do ambiente em que estão inseridos através do acesso, uso consciente e apropriação de artefatos tecnológicos. Para tanto, irá proporcionar debates e reflexões sobre tecnologias digitais, empreendedorismo, colaboração, inclusão e empoderamento sócio digital mediante à ações extensionistas como: ciclo de palestras, oficinas, feira de ciências e visitas de campo; promover interação dos estudantes da UFBA com projetos sociais voltados para o empoderamento sócio-digital destacando o protagonismo de jovens moradores de comunidades populares; capacitar estudantes e professores de escolas públicas para o desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas com a finalidade de resolver problemas sociais; aliar atividades teóricas e práticas possibilitando a experimentação de softwares livres e tecnologias da área da robótica educacional (Arduino); empoderar pessoas para utilizarem as tecnologias digitais como meio de desenvolvimento humano, criação de oportunidades e mudança de realidades tendo em vistas os direitos sociais; maximizar o acesso à informação bem como o potencial individual e coletivo de atores sociais de baixa renda através das tecnologias digitais. Neste sentido, esta ACCS evidencia o compromisso social da Universidade pública, com educação gratuita e de qualidade à medida em que nos conteúdos, conhecimentos, saberes e fazeres trabalhados promovem reflexão e possibilidades dos participantes protagonizarem sua própria história a partir da criatividade, autonomia, compartilhamento de informações, mudança de atitudes, e principalmente transformação social. Para tanto, há a preocupação com o desenvolvimento de habilidades e competências para a formação ética e cidadã de todos os partícipes, respeito e valorização das diversidades, de forma que estejam continuamente alinhados às novas demandas sociais evidenciadas pela interlocução dialógica que ocorre nas comunidades onde as atividades são desenvolvidas.