Apesar do projeto MapCult ter como foco de pesquisa o ano 2019, a fim de cumprir os seus propósitos, as abordagens sobre histórico e instrumentos legais antecedem em muito a este período.
Histórico cultural da UFBA
O texto Por uma história cultural da UFBA foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, envolvendo, em especial, informações e análises sobre UFBA, cultura brasileira e cultura baiana. Foram utilizados, dentre outros, artigos, ensaios, capítulos de livros, livros, dissertações, teses e relatórios, além de documentos da UFBA e de outras instituições. Em alguns casos, quando necessário, foram feitas consultas a membros da universidade para dirimir dúvidas sobre acontecimentos da história cultural da UFBA.
Linha do tempo
Construída com base na linha do tempo publicada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFBA, ela foi reelaborada com a inclusão de novas informações pertinentes à cultura na universidade, levantadas na pesquisa bibliográfica sobre o histórico cultural da UFBA. Alguns dados considerados não pertinentes a uma linha de tempo cultural da universidade foram excluídos.
Títulos Honoríficos
Título Honorífico é um símbolo de distinção oferecido por uma universidade a uma personalidade que tenha colocado sua marca num domínio particular do conhecimento. Entre 2000 e 2019 (intervalo temporal delimitado pela pesquisa para este tópico), a UFBA concedeu 47 títulos a personalidades que se destacaram no cenário científico-político-cultural, em três categorias - Doutor Honoris Causa (23), Medalha Reitor Edgard Santos (10) e Professor Emérito (14). Até 2011, as informações foram encontradas na publicação Reitores da UFBA: de Edgard Santos a Naomar de Almeida Filho, organizada por Lídia Maria Brandão Toutain, Marilene Abreu e Aída Varela (Capítulo 2, 2011), cuja cópia encontra-se abaixo. A partir de 2012, foi necessário fazer uma pesquisa de campo em dois setores da UFBA: Lugares de Memória e na Secretaria dos Conselhos Superiores, órgão que registra as atas da outorga dos títulos aos eleitos pelos órgãos competentes. A unidade de ensino que concedeu o maior número de títulos, no período pesquisado foi a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (10), tendo sido Abdias do Nascimento o primeiro homenageado, no ano 2000. A UFBA celebrou o último título Doutor Honoris Causa no campo da cultura em 2016, tendo sido este o único caso de outorga realizada conjuntamente por cinco unidades universitárias - Arquitetura, Belas Artes, Dança, Música e Teatro – oferecido a Maria Bethânia Viana Teles Veloso.
Planos de cultura
Na elaboração do histórico cultural da UFBA especial atenção foi dedicada à análise do comportamento institucional da universidade acerca da cultura. Neste sentido, os dois planos de cultura formulados para a instituição em 1995 e em 2015 obtiveram destaque. Além de uma síntese de suas principais ideias e propostas, os dois planos encontram-se disponibilizados na integra no site.