Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) é um componente curricular que, por suas especificidades, também é considerada uma atividade de extensão. De acordo com a Resolução nº 01/2013 do CONSEPE, ACCS “é um componente curricular, modalidade disciplina, de cursos de Graduação e de Pós-Graduação, com carga horária mínima de 17 (dezessete) horas semestrais, em que estudantes e professores da UFBA, em uma relação com grupos da sociedade, desenvolvem ações de extensão no âmbito da criação, tecnologia e inovação, promovendo o intercâmbio, a reelaboração e a produção de conhecimento sobre a realidade com perspectiva de transformação”.
A UFBA fomenta as ACCS através da concessão de apoio financeiro para custeio e bolsa de monitoria de extensão. Para tal, anualmente são selecionadas propostas em duas modalidades de edital – ACCS e ACCS FORPOP. O primeiro acolhe todo o tipo de ACCS e o segundo é exclusivo para propostas relacionadas ao Fórum Permanente de Artes e Tradições Populares (FORPOP) da UFBA.
Tomando como base a divulgação no site da Proext das ACCS aprovadas nos editais citados, no ano de 2019 foram selecionadas 65 propostas, das quais 42 com execução prevista para o semestre 2019.1 e 23 para 2019.2. Deste total, 34 foram identificadas pelo MapCult como relacionadas com a área cultural, sendo que 20 foram ofertadas no primeiro semestre e 14 no segundo.
Com relação a essas 34 ACCS, cabe esclarecer que algumas foram ofertadas nos dois semestres de 2019, a saber: Memória e experiência: diálogos comunidade e universidade (FACED); Saberes e fazeres da cultura popular na educação (FACED); O habitar em casarões ocupados do centro de Salvador (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas); Feira agroecológica da UFBA (BIO); Matas Urbanas: agroecologia e permacultura, usos e convivências nas áreas verdes da UFBA (BIO); e Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica (BIO).
O conjunto das 34 ACCS relacionadas com a área cultural foi proposto por diferentes cursos da universidade: Educação (7), Enfermagem (2), Arquitetura (1), Filosofia e Ciências Humanas (5), Biologia (9), Geociências (1), Administração (1), Dança (1), Medicina Veterinária e Zootecnia (2), Direito (1), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC (2), Matemática (1), Teatro (1).
A pesquisa do Mapcult identificou, também, ACCS que não foram aprovadas nos editais da Proext, mas que foram executadas – informação concedia a esta pesquisa pela SUPAC. Foram 26 as ACCS que não receberam fomento e que tinham relação com o campo cultural – 10 executadas em 2019.1 e 16 em 2019.2. Os proponentes destas atividades vêm de diferentes cursos da universidade – Biologia (3), Comunicação (2), Educação (3), Farmácia (1), Filosofia e Ciências Humanas (3), Odontologia (3), Matemática (1), Música (3), Direito (1), Enfermagem (2), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC (2), Medicina Veterinária e Zootecnia (2).