Programa de Formação em Fotografia do Labfoto

O Programa de Formação em Fotografia é desenvolvido pelo Labfoto-Facom/UFBA e destinado principalmente a estudantes da Universidade Federal da Bahia que objetivam desenvolver suas habilidades práticas e teóricas em fotografia, bem como se capacitar para a realização de atividades socioeducativas, como práticas educativas - oficinas de fotografia, na extensão universitária. Ao ingressar no Programa, por meio de processo seletivo, o estudante segue um fluxo de aprendizagem e de formação que estão fundamentados em quatro instâncias que se complementam: a escola de fotografia, a agência de fotografia, a extensão fotográfica e a pesquisa fotográfica. A escola de fotografia é o primeiro passo no Programa de Formação. Nesta etapa, o estudante participa das aulas de técnica e de linguagem fotográficas. Na agência o estudante realiza coberturas fotográficas de eventos da UFBA (congressos, palestras, simpósios e etc), de pautas dos produtos informativos da Facom (Jornal da Facom, Revista Lupa, Impressão digital 126, Revista Fraude), além da produção de ensaios autorais (fotorreportagens, fotodocumentais, estúdio). Ao mesmo tempo, essa formação capacita-o para ser instrutor das atividades de extensão universitária, como as oficinas de fotografia para comunidades de Salvador. Na pesquisa, participa do Grupo de Estudos em Recepção e Crítica da Imagem Fotográfica no qual estrutura as linhas gerais para o seu Trabalho de Conclusão de Curso e produz artigos científicos. Ao passar pelo Programa de Formação em Fotografia o estudante da UFBA se qualifica não só para assumir o mercado de trabalho com competência, mas também para entender o seu papel enquanto sujeito social e seu compromisso com a cidadania e a democracia.

Área Temática:
Arte, Cultura e Comunicação