Marcação de Denotação e Função Sintático-Pragmática na Tipologia de Classes de Palavras

Até que ponto conceitos como verbos, substantivos e adjetivos estão adequados ao que a linguística nos trouxe de conhecimento a respeito da variedade de línguas no mundo? No presente projeto parte-se da tipologia de Classes de Palavra formulada por Croft (1991, 2000 e 2001) e das críticas apontadas por Broschardt (1997) e Bisang (2008) para investigar, em um conjunto de 16 línguas selecionadas de acordo com métodos específicos de amostragem, o comportamento de palavras que denotam entidades, propriedades e eventos em diferentes contextos (referenciação, modificação e predicação). Essa investigação tem por objetivo o de refinar o que se conhece até o momento a respeito da Tipologia de Classes de Palavra. Toma-se por hipótese que existem dois níveis de marcação relacionado a isso nas línguas: um referente ao tipo de denotação da palavra e outro referente à função sintatico-pragmática em que a palavra se encontra. Esses níveis podem coincidir na morfologia das línguas, serem totalmente independentes ou inexistirem parcial ou totalmente. A partir da investigação, serão verificadas a distribuição de línguas que seguem cada uma das possibilidades de realização desses níveis e se há contextos ou tipos de denotação que trans-linguisticamente favorecem a marcação. 

Área Temática: 
Arte, Cultura e Comunicação
Orientador(a) do Projeto: 
Nome: 
João Paulo Lazzarini Cyrino
Cargo: 
Docente