"Maria Helena Flexor, muito embora não seja baiana de nascença, cumpre papel de altíssima relevância de cidadã na Bahia como se assim o fosse. A professora universitária reside em Salvador há 55 anos:
Graduada em História e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Maria Helena foi professora da Faculdade de Arquitetura, prestou concurso público para ingressar na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ajudou a criar o Curso de Mestrado em Artes, em 1992, além da Galeria Cañizares e a Feira de Artes. Ministrou as aulas de História da Arte, História Urbana, Metodologia de Pesquisa e Paleografia, na UFBA, UNIFACS, UNIME, UESB, UEFS e UCSal. Tem vários prêmios e publicações. Em função dessas atividades, Maria Helena Ochi Flexor recebeu o título de professora emérita da UFBA e Cidadã Soteropolitana. Se dedicou durante os mesmos 55 anos ao ensino em Graduação e Pós-Graduação.
Amante de história, Maria Helena luta incessantemente pela defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano, doando-se incansavelmente ao desenvolvimento de estudos para expandir o alcance e perpetuar a diversidade da cultura baiana." (Fonte: http://www.belasartes.ufba.br/2019/06/professora-maria-helena-ochi-flexor-recebe-titulo-de-cidada-baiana/)