Heonir de Jesus Pereira da Rocha

Título Honorífico: 
Professor Emérito
Unidade Proponente: 
Ano: 
2003
Data da Aprovação: 
29/01/2003
Reitorado: 
Naomar de Almeida Filho
Biografia: 

 

Heonir Rocha

(Nasceu em Floriano (PI), em 1930, e morreu em Salvador (BA), em 2005)

 

Reitor da UFBA no período 1998-2002. Graduou-se em 1954 pela Faculdade de Medicina da UFBA, quando recebeu o Prêmio Manoel Vitorino por ter sido o melhor aluno da turma. Nos anos de 1955-1957, realizou estágio no Cornell University Medical College e na Yale University, nos Estados Unidos.  A partir de então, iniciou brilhante carreira universitária, na UFBA: em 1958, foi Assistente de Ensino na Clínica Propedêutica; no mesmo ano, doutor em Ciências Médico-Cirúrgicas e Livre-Docente de Propedêutica Médica; no ano imediato, Professor Adjunto de Clínica Propedêutica Médica; em 1960, Docente Livre de Terapêutica Clínica e, em 1962, Professor Catedrático de Terapêutica Clínica.

 

Ao tornar-se professor catedrático, ainda jovem, defendeu tese sobre o tratamento da pielonefrite, uma pesquisa baseada em aspectos etiopatogênicos, experimentais e clínicos, com dados obtidos em suas atividades nas enfermarias e no laboratório experimental. Nesta área, ele já havia feito contribuição original ao trabalhar com um novo método para a produção de pielonefrite em ratos, com o que obteve o seu doutorado em 1958. Conquistada a cátedra, Heonir Rocha regressou aos Estados Unidos, onde fez o pós-doutorado na Escola de Medicina da Universidade de John Hopkins, tornou-se Professor Visitante do Cornell University Medical College, e de Medicina do Medical College of Pensylvannia.

 

Embora especializado em Nefrologia, o seu interesse em Medicina era bem amplo, incluindo o estudo das doenças tropicais, especialmente a esquistossomose, a leishmaniose e a estrongiloidíase. Seu estudo sobre o surgimento de estrongiloidíase grave em portadores de síndrome nefrótica tratados com corticoides tornou-se uma referência clássica na literatura internacional. Suas contribuições sobre a glomerulopatia esquistossomótica foram decisivas para firmar conceitos sobre a frequência desta condição, suas apresentações clinicopatológicas, evolução e aspectos patogenéticos.

 

O professor Heonir Rocha liderou uma importante escola de professores e pesquisadores em Salvador e estabeleceu intenso intercâmbio com colegas em vários pontos do país e no exterior. Sua capacidade de agregação e colaboração foi decisiva no estabelecimento de programas de cooperação, como o Programa Bahia- Cornell, que trouxe grandes benefícios a todos os envolvidos, através de um intenso e profícuo intercâmbio de médicos, estudantes e pesquisadores entre a Faculdade de Medicina da UFBA e o New York Hospital da Universidade de Cornell, EUA. Sua atuação foi também relevante na implantação de uma Residência Médica no Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, uma atividade de tal forma por ele orientada, que veio a dar um grande impulso às atividades desse hospital-escola, influindo decisivamente no aprimoramento dos médicos, portanto um estímulo para o progresso de várias de suas clínicas.

 

A contribuição de Heonir Rocha foi também significativa no setor da Infectologia, onde fez estudos pioneiros. Além de ser agraciado com a medalha Emílio Ribas em 1993, foi membro de conselhos consultivos da National Academy of Sciences (EUA), da Fiocruz e do Ministério da Saúde, entre outros órgãos.  Publicou 178 trabalhos científicos em revistas nacionais e estrangeiras, tendo participado de numerosos congressos de Nefrologia, Medicina Tropical, Infectologia e Quimioterapia em várias partes do mundo, sendo sua participação sempre marcada pela clareza de sua exposição e pela originalidade de sua contribuição. Muito admirado pelos seus estudantes, foi presença constante nos quadros de formatura, como paraninfo, patrono ou homenageado. Aos 32 anos de idade, tornou-se o mais jovem professor titular da universidade.

 

Como administrador, percorreu com êxito todos os degraus universitários, pois foi chefe Departamento de Nefrologia e Urologia, chefe do Departamento de Medicina, professor catedrático, professor titular, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Diretor da Faculdade de Medicina e reitor da Universidade Federal da Bahia. Ultimamente, vinha atuando como diretor científico do Hospital São Rafael, em Salvador, BA. Durante todas as suas inúmeras atividades apareceu sempre com as características de um planejador progressista, com larga e inteligente visão, a cortesia de seu trato com todos, sua seriedade de propósitos e integridade de caráter.

 

Após concluir sua gestão como reitor, em julho de 2012, deixou uma mensagem para a comunidade acadêmica:

 

“Termino minha gestão como reitor da UFBA com a sensação do dever cumprido. Minha consciência me diz que fiz tudo aquilo que me foi possível realizar em benefício de nossa Universidade, instituição que, nestes últimos quatro anos, ocupou o centro de minha atenção e de minha vida.

Nossa luta foi árdua. Foi difícil trabalhar, procurando atender às necessidades mínimas das diversas áreas de uma universidade que não dispunha de recursos suficientes

Cumprimos nosso dever para com a sociedade e nossa comunidade universitária. Aprendemos, juntos, a enfrentar crises e dificuldades, e superar obstáculos. nestes últimos quatro anos. E, com Milton Santos, aprendemos que os homens devem manter a cabeça erguida; olhar de cabeça erguida para a frente, jamais para trás; respeitar o outro; ser dignos e apreciar a dignidade. É com exemplos como o dele que aprendemos a amar a Universidade, procurando entendê-la cada vez mais, na medida em que se integra à sociedade a que pertence passando a ser parte importante de nossa vida e de nossas utopias”.

 

 

Fonte: Versão editada do texto de Aida Varela Varela, Igor Baraúna e Wladimir Mendes de Freitas, do livro “Reitores UFBA”, com excertos do texto de Zilton Andrade, na página “Médicos Ilustres da Bahia e de Sergipe”.

 

Referências:

https://repositorio.ufba.br/…/5…/1/Reitores_UFBA_Digital.pdf

http://medicosilustresdabahia.blogspot.com.br/…/162-heonir-…

 

Links

Entrevista; https://www.sbn.org.br/noticias/single/news/prof-heonir-rocha/

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-8682200600...