Dissertação
Resumo:
Esta pesquisa teve por objetivo definir e discutir a gestão de carreiras criativas a partir da gestão da identidade organizacional. A pesquisa se justifica pela existência de lacunas de estudos em carreiras criativas, de acordo com a perspectiva axiológica, relacionada à prática da gestão de carreiras, e três contextos de estudo: o tecnológico, ligado à utilização da tecnologia nesse processo; o social-comunitário, que vincula a vivência em uma comunidade como fator importante à construção da identidade de carreira; e o impacto da liderança coletiva em uma carreira. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da abordagem biográfica para, através da história de vida de artistas da música da Bahia, refletir sobre a aplicação de um modelo de identidade organizacional na gestão de carreiras criativas. Foram estudadas as histórias de vida de Caetano Veloso, Amadeu Alves e do grupo BaianaSystem de acordo com o modelo de Hatch e Schultz (1997; 2000; 2002; 2006; 2008; 2009), que alinha a imagem organizacional, a cultura organizacional e a visão estratégica na construção da identidade organizacional. Os dados foram coletados através de documentos e entrevistas semiestruturadas e analisados pela estratégia de análise de narrativas. Cada um dos artistas foi estudado sob a perspectiva completa do modelo, com ênfase em uma dimensão específica, relacionando, posteriormente, essas análises para a construção da reflexão sobre o modelo de gestão da carreira. Essa pesquisa contribui com o avanço dos estudos sobre carreiras, carreiras criativas e identidade organizacional por aplicar um modelo de gestão da identidade organizacional no contexto das carreiras criativas, sob uma perspectiva axiológica, ainda pouco utilizada nesse tipo de estudo.
Unidade:
Programa de Pós-Graduação:
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Nome do(a) Aluno(a):
Calasans, Roberto Guanabara
Orientador(a) (es/as):
Davel, Eduardo Paes Barreto