Dissertação
Resumo:
Ao longo dos últimos trinta anos, o carnaval de Salvador sofreu diversas transformações, profissionalizou-se e adotou uma postura comercial, compondo uma sólida rede de negócios. Nesta dissertação, faz-se uma análise de como os camarotes, mudaram o cenário momesco, tornando-se mais um ator na dinâmica da manifestação popular. As megaestruturas temporárias oferecem uma grande folia indoor – um carnaval dentro do carnaval – que fomenta a economia da cultura e revela uma nova configuração carnavalesca, fortalecendo-se como uma indústria bastante atrativa. Com uma gama de serviços diferenciados, proporcionando conforto e comodidade, os camarotes impulsionam outras mudanças no carnaval, no que se refere ao comportamento do consumo do folião. Para compreender a trajetória dos camarotes e como ela reconfigurou a folia momesca, tanto econômica quanto culturalmente, desenvolveu-se um breve histórico do carnaval até o seu surgimento, analisando o momento em que a festa despontou para uma mercantilização e a ruptura do modelo de negócio. Discutido isso, faz-se uma exposição do panorama atual dos camarotes e de sua rede comercial, analisando sua relação com os atores que compõem essa trama (poderes públicos e privados). Em um plano geral, o presente trabalho aborda como o percurso dos camarotes mudou o jeito de fazer e viver o carnaval. Como eles se tornaram fortes agentes transformadores do festejo, consolidando essa teia comercial e como estão se moldando à relocação de investimentos privados para os trios sem cordas e para os acordos de restrição comercial com a Prefeitura Municipal de Salvador. Palavras-chave: Carnaval, Camarotes, Rede de Negócios, Cultura.
Programa de Pós-Graduação:
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura)
Nome do(a) Aluno(a):
Silva, Bruna Gomes Lopes Sampaio
Orientador(a) (es/as):
Oliveira, Paulo Cesar Miguez de