“Brilhando, autor, / como se ele mesmo fosse o poema” o imaginário do corpo na poética de Herberto Helder

Dissertação
Resumo: 
Esta dissertação dedica-se ao estudo d’ O Imaginário do corpo na poética de Herberto Helder, a partir da leitura dos poemas do seu livro Ou o Poema Contínuo (2006), considerando as categorias de análise: a linguagem; o corpo; o erotismo. Uma vez que sua linguagem poética visa fundar um mundo utópico, ao invés de executar a mediação do real, acreditamos, desta maneira, que Herberto Helder aponta possíveis reflexões sobre algumas transformações estéticas e culturais que marcam a contemporaneidade. Ao analisar a subjetividade dos poemas, observa-se que autor e obra entram em processo de resistência, assumindo uma postura crítica da poética moderna. Tais observações estão alicerçadas nos conceitos de Ilegibilidade, Obscuridade e Resistência, propostos nos estudos críticos de Dal Farra (1986), Guedes (1979) e Bosi (1977), respectivamente. Além disso, observa-se a culminância dessa linguagem em um corpo erótico, tal como Georges Bataille analisa (1980). Assim, a poética herbertiana assina uma performance estética entre palavra e corpo em estado de desconstrução e construção contínuo, uma espécie de metamorfose erótica em permanente estado de continuidade com o corpo poético.
Programa de Pós-Graduação: 
Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT)
Nome do(a) Aluno(a): 
Gomes, Djanine Aleonora Belém
Orientador(a) (es/as): 
Ornellas, Sandro Santos