Este projeto se insere na inciativa mais ampla do Projeto de Pesquisa Relação entre iniquidades e inovação em saúde: foco em Qualidade-Equidade e Competência Tecnológica Crítica no SUS, aprovado na Chamada MS-SCTIE-Decit/CNPq nº 12/2018 - Pesquisas de inovação em saúde, que, por sua vez, integra o quarto eixo das Linhas de Pesquisa do Instituto de Inovação, Tecnologia e Equidade em Saúde (INTEQ-Saúde), aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPQ/CAPES/FAPS nº 16/2014, a saber, "Qualidade diferencial do cuidado em saúde, com ênfase na formação de pessoal como promotora de tratamentos socialmente desiguais em saúde". Esta linha de pesquisa visa sistematizar conteúdos e resultados sobre práticas avaliativas, a fim de subsidiar processos formativos sobre integralidade e humanização em saúde, fortalecendo políticas de saúde para a redução de iniquidades em saúde, garantia de direitos e atenção integral a necessidades singulares de populações vulneráveis, organizando redes de colaboração para o desenvolvimento do SUS e da formação em saúde. Nesse contexto, torna-se pertinente sistematizar referenciais teóricos e metodológicos para analisar os modelos de formação de profissionais em saúde, buscando identificar categorias teóricas e analíticas para o estudo da Qualidade Diferencial do Cuidado, visando à adequação do subsistema de formação de profissionais às necessidades do SUS. Ao mesmo tempo, busca-se compreender ou explicar (raízes, gênese, determinação) vieses institucionais do sistema de educação superior em saúde no Brasil, frente à sua função social manifesta. O objetivo geral deste projeto consiste em analisar a gênese do modelo de formação superior em saúde no Brasil. De modo complementar, busca-se conhecer o contexto da formação em saúde e da prática médica no Brasil, no século XIX; avaliar a influência das propostas reformadoras de Pierre-Jean-Georges Cabanis na constituição das primeiras instituições de ensino superior em saúde no Brasil, além de analisar criticamente os desenhos curriculares da formação médica no século XIX.