“De que áfrica você vem?”: uma análise de estereótipos a partir dos relatos de experiência de alunos africanos do PEC-G da UFBA

Dissertação
Resumo: 

Esta dissertação foca-se na análise de estereótipos sobre a(s) cultura(s) africana(s) e também discute os processos de (res)significação das identidades dos alunos africanos do PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação), participantes do curso do PROFICI (Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA), na UFBA. A partir dos relatos de experiências desses alunos, cujo contato intercultural se dá em Salvador, durante o período de um ano, foram identificados e levantados os estereótipos de outrem sobre a África. Desse modo, dos relatos colhidos, foi realizada a escuta desses alunos quanto a que estereótipos sobre suas culturas africanas e sobre ser africano esses alunos experienciavam em seu contato com brasileiros em Salvador. Assim, analisou-se a presença de estereótipos negativos sobre o africano, de diversos países do continente, e de diversas culturas. A escolha, portanto, desse curso do PROFICI, como lugar para pesquisa, deveu-se ao fato de ter sido o espaço em que haveria um maior contato com alunos estrangeiros africanos, já que o PEC-G proporciona a vinda destes para o Brasil, levando em consideração o objetivo político-educacional deste programa, relacionado ao investimento brasileiro em relações internacionais com países em desenvolvimento, abrindo, deste modo, portas nas universidades brasileiras para estudantes de outros países da América Central e do Sul, Timor Leste e África. O PROEMPLE, curso de português para estrangeiros do PROFICI, desta forma, possibilita uma relação mais próxima com os sujeitos africanos e suas culturas, por isso, a partir deste contato, buscou-se responder à seguinte questão: Como os estereótipos, construídos por outrem, sobre a África, (res)significam as identidades dos alunos africanos do PEC-G DA UFBA? Para tanto, foram discutidos conceitos sobre identidade, cultura, racismo, preconceito e, além disso, como as aulas de PLE poderiam ajudar no debate e na desconstrução destes estereótipos negativos sobre a África, de forma a contribuir para uma educação crítica no contexto da contemporaneidade.

Programa de Pós-Graduação: 
Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC)
Nome do(a) Aluno(a): 
Duarte, Heilde Matos
Orientador(a) (es/as): 
Batista, Lívia M. T. R.