O presente estudo de natureza qualitativa tem como finalidade analisar as experiências dos (das) estudantes guineenses no contexto do município de São Francisco do Conde - Bahia. Para tanto, foram levantadas informações a partir da leitura de artigos, teses, dissertações e monografias que expõem as vivências dos (as) estudantes do continente africano em diferentes universidades brasileiras. Posteriormente, a coleta de dados realizada junto aos (às) estudantes do Campus do Malês, buscando traçar um perfil sócio-econômico (nacionalidade, etnia, língua(s), curso, auxílio estudantil, moradia), bem como dados sobre as dinâmicas e contextos das experiências destes discentes, a partir de questões que envolvem a percepção da população local sobre a África; visão dos (as) estudantes guineenses sobre o Brasil; situações de racismo/preconceito vivenciados no território brasileiro, em especial, em São Francisco do Conde – Bahia; relação com as diferentes nacionalidades; se existe racismo no país de origem; percepção sobre ser chamado (a) de africano (a); aspectos sobre o uso das línguas portuguesa e crioula; afinididades/diferenças culturais entre seu país de origem com o Brasil; percepção sobre ser estudante africano (a) no Brasil; adaptação ao município; dificuldades para integração; estranhamento. Desse modo, a presente pesquisa apresenta uma compreensão das experiências vivenciadas pelos (as) estudantes guineenses no município de São Francisco do Conde - Bahia, além de ser um espaço de apresentar as vozes dos sujeitos pesquisados. O presente estudo constitui-se como uma ampliação das discussões sobre as trajetórias de vida destes (as) estudantes na terra do outro, sobretudo sobre as relações de sociabilidades construídas nos diversos contextos de interação social.
As experiências na terra do outro: as percepções dos (as) estudantes guineenses sobre estar fora de seu lugar
Dissertação
Resumo:
Programa de Pós-Graduação:
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS)
Nome do(a) Aluno(a):
Almeida, Michele Santana Pacheco de
Orientador(a) (es/as):
Barreto, Paula Cristina da Silva