Este projeto tem o objetivo de Identificar elementos de práticas pedagógicas e de formação de professores para estimular o raciocínio computacional em prol do desenvolvimento da criatividade, logicidade e criticidade por estudantes dos anos finais do ensino fundamental, considerando as diferentes realidades estruturais, curriculares e socioculturais das escolas participantes. A pesquisa será fundamentada no paradigma epistemo-metodológico conhecido por Design Science Research, de modo a priorizar a colaboração entre os sujeitos no desenvolvimento de artefatos didático-pedagógicos no âmbito do projeto ?Computação Desplugada Interdisciplinar?, adaptando-o às especificidades das escolas parceiras e dos anos finais do ensino fundamental, por meio de formação de professores em grupo de estudo e pesquisa, para desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas nas habilidades do raciocínio computacional; além de ações pedagógicas situadas e interdisciplinares considerando elementos culturais sem o uso de equipamentos e tecnologias digitais, com vistas à sustentabilidade ambiental e pedagógica. Espera-se contribuir para ampliação dos potenciais de ensino dos professores e da aprendizagem dos estudantes das escolas parceiras, bem como oferecer e disseminar mecanismos aos anos finais do ensino fundamental para superação de barreiras enfrentadas no acesso ao conhecimento da ciência da computação e das suas potencialidades de leitura e ação no mundo contemporâneo.
Raciocínio Computacional em prática: desenvolvendo criatividade, criticidade e logicidade nos anos finais do ensino fundamental
Ano de Início:
2019
Resumo:
Unidade de vínculo do(a) Coordenador(a)/Pesquisa:
Coordenador(a):
Ecivaldo de Souza Matos
Quantidade de Integrantes:
11
Instituições Financiadoras:
Fundação Itau Social