O Ceab foi fundado na década de 1960 com o objetivo de desenvolver pesquisas e projetos relacionados com a historia da arquitetura brasileira e patrimônio cultural. Ao longo destes anos o CEAB desenvolveu trabalhos relacionados com a preservação de cidades históricas a exemplo do pano de preservação de Cachoeira, São Félix, Porto Seguro, Lençóis, Ilhéus, além do projeto para o Tombamento do Centro Histórico de Salvador e reconhecimento como partimônio da Humanidade pela UNESCO.
Recentemente, os pesquisadarores do CEAB ampliaram a área de pesquisa desenvolvendo pesquisas e projetos relacionados com dimensão cultural, em especial trabalhos relacionados ao patrimônio Imaterial, em especial o estudo dos Saberes e Fazeres dos Mestres e Artifices na Chapada Diamantina, Festas populares e a influencia na cidade de Salvador, estudo de preservação dos Terreiros de matriz africana.
Avaliação dos processos de ocupação - montagem, desenvolvimento e apropriação dos espaços físicos e desmontagem, das estruturas da festa na cidade de Salvador, em especial na região da Península de Itapagipe.
Projeto de preservação física de três Terreiros tombados pelo Iphan e desenvolvimento do Plano de Conservação da ssetuturas fisicas e das manifestações culturais.
Projeto realizado em parceria com Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para o desenvolvimento de critérios para intervenção no Centro Histórico de Salvador, tendo como uma das premissas as manifestações culturais da região.
Projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador para avaliação das estruturas físicas urbanas e físicas do Carnaval, na cidade de Salvador, com o objetivo de dimensionar a capacidade de carga e desenvolvimento dos novos rituais após as modificações urbanas que ocorreram na cidade, nos últimos cinco anos e a nova configuração cultural do carnaval.